Powered By Blogger

Quem sou eu

Minha foto
Professora de artes visuais no Instituto Estadual de Educação João XXIII- Giruá-RS

sábado, 1 de setembro de 2007

O papel da arte na educação





Tradicionalmente a arte educação tem ocupado um lugar secundário na educação formal, as aulas de arte estavam lá, exprimidas entre disciplinas mais sérias ou mais importantes. No entanto, descobertas científicas dos últimos 30 anos mostram que somente a arte educação desenvolve certas áreas do conhecimento como a percepção visual e auditiva, a expressão corporal, a intuição, a imaginação , o pensamento analógico, concreto, holístico e a reflexão, permitindo assim analisar a realidade percebida e desenvolver a criatividade de maneira a mudar a realidade que foi analisada.
A arte é uma maneira de despertar o indivíduo para que este dê maior atenção ao seu próprio processo de sentir. Ela vem a constituir um estímulo permanente para que a nossa imaginação flutue e crie mundos possíveis, rompendo o restrito espaço que o cotidiano lhe reserva.
Através da arte somos levados a conhecer aquilo que não temos oportunidade de experienciar em nossa vida cotidiana.
Assim a criatividade , a imaginação e a emoção estética precisam ser desenvolvidas através de experiências artísticas, sejam elas plástica, música, cênicas, dança, etc.
Trazer imagens para o ambiente da sala de aula para serem debatidas, estudadas desde suas raízes até a contemporaneidade , conhecer a produção destas obras visuais, os artistas, fazer releituras e aplicar técnicas são atividades que podemos trabalhar nas aulas de arte.
Outra forma de desenvolver estas potencialidades é através da expressão corporal ou seja, o teatro, improvisações, jogos dramáticos, sensibilizações onde o indivíduo usa sua corporiedade como forma de expressar sentimentos.
Utilizar o computador é outra forma de trabalharmos com a contemporaniedade da arte e também a apropriação da cultura que estão inseridos os indivíduos.
Somente a ação inteligente e empática do professor pode tomar a arte ingrediente essencial para favorecer o crescimento individual e o comportamento de cidadão como fruidor de cultura e agente na construção do mundo.
O professor de arte hoje, deverá ser um constante estudioso das novas culturas, tecnologia e da história da arte, refletindo sempre sobre seus próprios saberes, sua formação e buscando sempre novos conhecimentos.
Acredito na educação baseada, fundamentalmente, naquilo que sentimos. Uma educação que partisse da expressão de sentimentos e emoções. Uma educação através da arte.
E como diz Paulo Freire:’’ ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo. Os homens se educam entre si mediatizados pelo mundo”. O professor é o facilitador desta mediação com o mundo.
Mardiély Copetti Bica - Arte educadora

4 comentários:

Lis@ Beutler disse...

Parabéns, Mardiély!
Que bom ver você "pensando" sobre educação e "escrevendo" sobre isso em teu blog. Agora só falta estabelecer a interação com teus alunos.
Abraços e boa semana.

Anônimo disse...

Profe Mardiély!
Seu texto está muito
bonito.
Abraços!
Karen e Andrei
turma 102

Jones disse...

Mardiély, gostei do blog e a intenção importante de falar e pensar arte. Fui aluno do João XXlll, nos idos anos 80, tenho por ele um carinho especial, na época tinhamos um grupo em que arte estava presente( fundamos o grupo de teatro Arte é vida), outras manifestações artisticas ajudaram a conduzir a minha história e de muitas pessoas. Arte facilita a transcendencia a novos saberes, a leitura antes não sentidas. Parabéns por seu trabalho, e que possa sempre instigar a sensibilização e reflexão sobre o existir e possibilidades através da arte.
Att
Jones

Anônimo disse...

Querida parabéns, adorei a forma como você fala sobre Arte, sou leiga mas foi esclarecedor, a sua linguagem perfeita. Obrigado.